MÓDULO 3 - Introdução ao pensamento social e político brasileiro
De Quarta-feira 05 Junho 2024 -  14:30
Até Quarta-feira 12 Junho 2024 - 17:00

OBJETIVO GERAL DO CURSO

Estudar e discutir aspectos fundamentais de três “famílias teóricas” do pensamento social e político brasileiro, consideradas clássicas e que acabaram por formatar nosso imaginário, dado que muitas vezes reproduzimos ideias e conceitos ser termos clara consciência de suas origens.

Os três módulos podem ser cursados de forma independente. Destaque-se que não se pressuporá nenhum conhecimento prévio. Todos os autores estudados serão contextualizados em seus horizontes históricos significativos.

Os três módulos serão os seguintes:

1º módulo: autoritarismo centralizador e a crítica ao “idealismo constitucional”: Oliveira Viana, castilhismo e Francisco Campos.

2º módulo: a influência das ciências humanas e sociais alemãs, herança portuguesa e a crítica da confusão entre público e privado: Sérgio Buarque de Holanda e Raymundo Faoro.

3º módulo: a busca de um marxismo apropriado para a análise da realidade nacional e o problema da “dependência”: Caio Prado Jr. e Florestan Fernandes.

MODALIDADE: ON-LINE

Curso de Extensão

PÚBLICO-ALVO

CARGA HORÁRIA

AULAS

CRONOGRAMA

DIA DA SEMANA

HORÁRIO

VAGAS

Professor(a)/

Organizador(a)/

Instrutor(a)

MÓDULO 3 Introdução ao pensamento social e político brasileiro

A busca de um marxismo apropriado para a análise da realidade nacional e o problema da “dependência”: Caio Prado Jr. e Florestan Fernandes.

.

Agentes públicos federais, estaduais ou municipais; servidores(as) do TCM,  sociedade civil organizada e interessados(as) no tema. 5 horas aula 2

1ª aula: 05.06.24

2ª aula: 12.06.24

Quarta feira 14:30 até 17:00

150

Prof. Dr. Luis Eduardo Morimatsu Lourenço

 

 

Fazer inscrição

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO


1ª aula:

- A busca de um marxismo apropriado para a análise da realidade nacional e o problema da “dependência”: Caio Prado Jr. e Florestan Fernandes (1ª parte)

2ª aula:

- A busca de um marxismo apropriado para a análise da realidade nacional e o problema da “dependência”: Caio Prado Jr. e Florestan Fernandes (2ª parte)


RECURSOS FÍSICOS E DIDÁTICOS

Plataforma TEAMS Microsoft: Computador ou celular.

Os slides das aulas serão disponibilizados após cada encontro no sistema moodle, assim como os textos base de cada aula.

O link das reuniões será disponibilizado oportunamente.

REFERÊNCIAS

Bibliografia primária.

FERNANDES, Florestan. A revolução burguesa no Brasil. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.
__________________. A integração do negro na sociedade de classes. Vol. 1 - O legado da raça branca. São Paulo: Dominus/Editora Universidade de São Paulo, 1965
__________________. A integração do negro na sociedade de classes. Vol. 2 - No limiar de uma nova era. São Paulo: Ática, 1978
FERNANDES, Florestan; BASTIDE, Roger. Brancos e negros em São Paulo. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1959

PRADO JR., Caio. Formação do Brasil contemporâneo. São Paulo: Brasiliense, 2000.


_______________. A revolução brasileira. São Paulo: Brasiliense, 2004.


_______________. Evolução política do Brasil e outros estudos. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

Bibliografia secundária.

Uma série de artigos e comentários serão disponibilizados no moodle para download.

 

AVALIAÇÃO

Presença nas duas aulas.


BREVE CURRÍCULO

Luis Eduardo Morimatsu Lourenço. Graduado em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2008). Graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2014), na qual foi bolsista de pesquisa CNPQ em sede de iniciação científica (pesquisa premiada entre as melhores da PUC-SP em 2014) e da FUNDASP. Mestre (2016) e Doutor em Filosofia pela PUC-SP (2022), com bolsa de pesquisa CAPES em ambos os períodos. Especialista em Direito Constitucional pela PUC-SP (2015). Especializando em teoria e análise econômica. Membro do grupo de pesquisa “Origens da Filosofia Contemporânea” (PUC-SP). Atualmente é Assessor da Escola de Gestão e Contas do TCM-SP. Professor da Escola de Gestão e Contas do TCM-SP nos cursos de especialização em Direito Administrativo, especialização em Políticas Públicas e especialização em Formação Política do Estado: Ética e Filosofia Política.
Tem interesse nas seguintes áreas: Direito Público; Epistemologia e Filosofia da Ciência; Políticas Públicas; História Econômica; História da Filosofia austro-alemã.

 

4ods 16

 

 
 

Voltar

 
 
 
 
 
 

 

Assine a nossa newsletter para receber dicas de eventos, cursos e notícias da Escola de Gestão e Contas.

 

INSCREVA-SE!